Desvendando os 5 Principais Mitos Sobre Clareamento Dental

clareamento dental é um dos procedimentos mais populares dentro e fora dos consultórios de odontologia. Afinal, ter um sorriso bonito, saudável e com dentes branquinhos é algo muito valorizado pela sociedade.

Devido a sua popularidade, as buscas sobre diferentes métodos de clareamento de dentes são crescentes, bem como a disseminação de algumas mentiras sobre esse assunto.

Tratamentos de saúde estão associados, na maioria das vezes, a riscos. E no caso do clareamento dentário isso não poderia ser diferente. Para a maioria dos indivíduos, a dor e dentes sensíveis que aparecem durante o tratamento é encarada com um desconforto tolerável.

O Clareamento Dental Tem Efeito Imediato ?

Não, o clareamento não tem efeito imediato. Os resultados são gradativos, e dependem de diversos fatores como a alimentação e diligência do paciente durante o tratamento no consultório do dentista ou em casa. Não é preciso mudar a alimentação depois de fazer um clareamento

Isso não é verdade, pois alguns alimentos chamados cromogênicos atrapalham o processo de clareamento dental. Alimentos como chocolate, vinho, café e refrigerante. devem ser evitados. O clareamento dental deixa os dentes ainda mais brancos do que eram anteriormente.

Para cuidar, as pessoas costumam usar produtos cosméticos que não são para uso profissional, como pastas de dente e clareadores bucais de alta difusão comercial.

Estes têm um efeito limitado e não são lixívia verdadeira. Por isso recomendamos aos pacientes clareamento dos dentes, um tratamento estético que ameniza a cor dos dentes.

Na realidade, o clareamento age oxidando pigmentos que estão alojados na camada interna do dente. O clareamento não pinta o dente de branco, portanto, apenas é capaz de devolver a cor original do dente.

O Clareamento Deixa os Dentes Sensíveis?

É comum um aumento da sensibilidade dentária após o clareamento dental. Os pacientes costumam relatar certo desconforto ao entrar em contato com bebidas e alimentos muito frios ou muito quentes.

Principalmente com bebidas ácidas, como sucos cítricos e refrigerantes. É possível também que exista certa sensibilidade ao mastigar ou simplesmente ao encostar os dentes.

A dessensibilização é um procedimento realizado antes de iniciar o clareamento dentário. Indicada para qualquer tipo de técnica clareadora, é baseada na ação dessensibilizante de um gel, à base de flúor, aplicado sobre a superfície dentária.

Aplicado minutos antes do início do tratamento, traz alívio para que o clareamento seja realizado no número de sessões. Ou número de dias, necessários para resultados efetivos.

Mas ainda assim, os riscos à saúde das gengivas e polpa dentária não podem ser desconsiderados na hora de clarear dentes amareladas e manchados.

O Efeito do Clareamento Dental Dura para Sempre?

Não, o clareamento não é eterno. O efeito dura, em média, de 1 a 3 anos, mas isso depende muito dos hábitos da pessoa. É importante não apenas um cuidado com sua higiene bucal em casa.

Mas também a realização de visitas regulares ao dentista para avaliar a necessidade de eventuais manutenções para esse tratamento. Caso o procedimento seja realizado de forma correta, no tempo certo e utilizando-se produtos de qualidade.

Durante os dias que duram clareamento o paciente deve evitar alimentos e bebidas escuras. Como chá, café, tino vinho, refrigerantes, cacau, tinta de lula e vermelho como melancia, morangos e beterraba.

A possibilidade de que as substâncias usadas para clarear os dentes os deixem mais sensíveis são mínimas. Por isso, é importante pedir a indicação de um profissional dentista antes de iniciar este tratamento, e evitar seguir receitas caseiras. 

Se você está pensando em fazer um clareamento dentário. Certamente já se perguntou essas coisas, não é mesmo? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com os amigos. Não se esqueça, busque sempre a orientação de dentistas de confiança, e tenha o sorriso que sempre sonhou.

A Cor do Dente, Um Ponto de Partida


O dente perde a luz, o brilho e o amarelo ao longo do tempo. Nossa dieta está cheia de corantes e não apenas de vinho, café e refrigerante de cola. Mas também a maioria das frutas ou alimentos frescos são coloridos e tanta mancha estraga o dente, acrescenta Beatriz Serrano de Haro.

Com o tratamento de clareamento profissional geralmente vai perder o dente limpando tons escuros 3 ou 4, mas chegar até 8 tons, como prometido alguma publicidade, é ultrajante e impossível.

Por cor do dente como um ponto de partida deve ser tida em conta e se a sua cor também é devido a circunstâncias tais como tomar tetraciclinas, num momento em que eles foram usados ​​como um antibiótico e teve a criança dente e adolescente , ou o caso de endodontia ou por causa de fluorose ou excesso de flúor.

O grau de brancura, diz o dentista, que pode ser alcançado é condicionado pela mineralização ou textura do esmalte. E também pela quantidade de dentina secundária ou terciária.

O clareamento age diminuindo o croma do dente e aumentando sua luminosidade e é condicionado pelo dente não decide nem o dentista nem o paciente.

De acordo com Beatriz Serrano de Haro, estamos ansiosos para evitar o sacrifício de dietas restritivas que temos vindo a ter doentes a tomar líquidos através de uma palha e estamos comprometidos a fazer uma manutenção de clareamento profissional uma vez por ano.